LEI 1.446/1999, DE 14 DE JULHO DE 1999

 

DISPÕE SOBRE AS DIRETRIZES ORÇAMENTÁRIAS PARA O EXERCÍCIO DE 2000 E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS.

 

O PREFEITO MUNICIPAL DE VIANA, Estado do Espírito Santo, faço saber que a Câmara Municipal de Viana aprovou e eu sanciono a seguinte Lei:

 

CAPÍTULO I

 

DAS DIRETRIZES ORCAMENTÁRIAS PRELIMINARES

 

Art. 1º - Esta Lei fixa as Diretrizes Orçamentárias (LDO), para o exercício de 2000,a serem observadas para elaboração do orçamento do Município de Viana, Estado do Espírito Santo, conforme determinação da Constituição Federal em seu artigo 165 e a Lei Orgânica do Município.

 

I - metas e prioridades da administração pública municipal;

 

II - orientações para as orçamentos anuais do município;

 

III – disposições relativas as despesas do município com pessoal;

 

IV - disposições sobre alterações na legislação tributária.

 

Art. 2º - Não poderão ser fixadas despesas sem que estejam definidas fontes de recursos correspondentes.

 

Art. 3º - A estimativa da receita será realizada com base na observação dos seguintes fatores.

 

I- as alterações da Legislação Tributária;

 

II - os fatores conjunturais que possam vir a influenciar a produtividade de cada fonte de Receita;

 

III - os fatores que influenciam as arrecadações dos impostos, taxas, preços públicos e contribuições de melhoria.

 

Art. 4º - As Constituem receitas e despesas do município aquelas provenientes:

 

I - de empréstimo e financiamentos, autorizados por lei específica ou do próprio orçamento;

 

II - de transferências por força legal ou de convênios ou instrumentos assemelhados com entidades governamentais e privadas nacionais ou internacionais;

 

III - de atividades econômicas, que por conveniência vier a executar;

 

IV - dos tributos de sua competência;

 

V - de outras fontes de natureza legal.

 

Art. 5º - A Lei Orçamentária observará na fixação das despesas os efeitos econômico-administrativos da ação governamental pela modernização e realização da administração pública municipal.

 

Art. 6º - Não serão destinados recursos para atender despesas que:

 

I- visem a concessão de vantagens ou aumento de remuneração do pessoal civil, sem que proceda estudo e viabilidade de atendimento orçamentário financeiro;

 

II - ultrapassem o limite fixado de acordo com a Legislação Federal;

 

III - subsidiem, sem autorização Legislativa interesse estranho a administração municipal.

 

Art. 7º - Os investimentos em fase de execução terão prioridades sobre projetos, cuja a fonte de recursos seja oriunda do Tesouro Municipal.

 

Art. 8º - O orçamento do Município conterá obrigatoriamente:

 

I - recursos destinados ao pagamento do serviço da Dívida Municipal;

 

II - recursos destinados para a área jurídica municipal, para cumprimento do que dispõe o artigo 100 e parágrafos da Constituição Federal e artigo 109 e parágrafos da Lei Orgânica Municipal.

 

Art. 9º - Na fixação das despesas do orçamento municipal, serão observadas prioridades constantes do ANEXO I, desta Lei, como parte integrante, sendo as despesas de pessoal, encargos, serviços da dívida e manutenção dos próprios municipais, terão prioridades sobre outras ações.

 

Parágrafo Único - Terão também preferência sobre as metas e prioridades constantes do ANEXO I.

 

Art. 10 - As metas fixadas pelo ANEXO I, no que couber por esta Lei, serão consolidadas no orçamento fiscal do exercício de 2000.

 

Parágrafo Único - As metas estabelecidas por esta Lei e definidas no ANEXO I, referem-se as funções e programas de governo.

 

Art. 11 - O Poder Executivo, tendo em vista a sua capacidade de endividamento e pagamento, poderá incluir na proposta orçamentária programas não alocados ou citados nesta Lei, desde que sejam financiados ou conveniados com órgãos governamentais ou privados, nacionais ou internacionais e aprovados.

 

Art. 12 - O orçamento anual abrangerá os Poderes Executivo e Legislativo, seus fundos, órgãos e entidades da Administração Direta e Indireta, na conformidade do disposto no parágrafo 5°, Inciso I, do Artigo 110, da Lei Orgânica Municipal.

 

Art. 13 - O orçamento da seguridade social compreenderá as dotações destinadas as ações nas áreas de saúde e previdência social, compreendendo obras, serviços e ações típicas da administração local e aquelas de outras esferas de governo integrantes do Sistema Único de Saúde - SUS, inclusive as despesas destinadas a seguridade e assistência social dos servidores públicos municipais, diretamente e através do órgão de previdência do Município.

 

Art. 14 - Fica estabelecido que as despesas de pessoal e encargos do Município, obedecerão ao limite estabelecido na Lei Complementar n° 82/95.

 

Art. 15 - O projeto de Lei do Orçamento para a exercício de 2000, será submetido a Câmara Municipal até 30 de setembro de 1999 e devolvido para sanção até a encerramento da sessão legislativa.

 

Art. 16 - O Orçamento programa do Município de Viana, para o exercício de 2000, será elaborado a preços de julho de 1999.

 

Art. 17 - A sessão Legislativa Ordinária não será interrompida enquanto não for deliberado o Projeto de Lei Orçamentária Anual.

 

Art. 18 - Fica assegurado a participação popular na discussão da proposta do Orçamento Anual Municipal, através de suas entidades e assembléias convocadas para este fim.

 

Parágrafo Único - As decisões tomadas após ampla discussão, constarão obrigatoriamente da proposta do orçamento Anual a ser elaborada pelo Executivo Municipal.

 

Art. 20 - Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação, revogadas as disposições em contrário.

 

Prefeitura Municipal de Viana-ES, 14 de julho de 1999.

 

JOÃO BATISTA NOVAES

PREFEITO MUNICIPAL DE VIANA

 

Este texto não substitui o original publicado e arquivado na Prefeitura Municipal de Viana.

 

 

 

LEI DAS DIRETRIZES ORCAMENTARIA - LDO - 2.000

 

ANEXO I

 

METAS PARA ELABORAÇÃO

 

01 – LEGISLATIVO

 

- Desenvolvimento da Ação legislativa.

- Modernização das instalações e equipamentos do poder legislativo.

- Ampliação e reforma do prédio do poder legislativo.

- Manutenção das atividades do Poder legislativo.

 

 

02 – GABINETE DO PREFEITO/CHEFIA DE GABINETE

 

- Compra de mesas e cadeiras para Chefia de Gabinete e Sala reunião Gabinete.

- Computador com acessórios, inclusive com mesa e cadeira giratória, para Chefia de Gabinete e Gabinete do Prefeito.

- Aparelho telefônico padrão para a recepção Gabinete.

- Sofá para recepção gabinete.

- 01 veiculo popular para serviços externos.

- 01 Maquina xerox.

- 01 aparelho ar condicionado.

- 03 vídeos para gravação do sistema de segurança já instalado.

- TV para sala recepção gabinete.

- Balcão para recepção do Gabinete.

- 01 freezer para copa.

- 01 fogão de 04 bocas.

- 01 bebedouro.

- Frigobar para sala reunião Gabinete.

- Sistema de som a ser usado em solenidades, evitando gastos com sonorização.

- Aquisição de livros (dicionário, redação oficial, etc.)

- Cursos de treinamento para servidores: recepcionista, telefonista, redação oficial, atendimento ao público, etc.

 

 

03 – ADMINISTRAÇÃO E PLANEJAMENTO

 

- Manutenção de todas unidades.

- Subvenção sociais a diversas entidades.

- Aquisição de equipamentos e material permanente.

- Amortização da dívida contratada.

- Juros da dívida contratada.

- Juros de outras dívidas.

- Contribuições para o PASEP.

- Pagamento de encargos a inativos e pensionistas.

- Treinamento de servidores Municipais.

- Aquisição de veículos.

- Contribuições correntes e diversas entidades.

- Medidas para continuidades do centro de procedimento de dados.

- Atualização dos cadastros mobiliários e imobiliários.

- Prestação de assistência jurídica gratuita aos moradores do Município.

- Atualização da legislação tributária com as devidas regulamentações.

- Reformas que serão necessárias, em função do planejamento Municipal na estrutura administrativa.

- Estudos relativos a projetos para captação de recursos financeiros nas fontes disponíveis.

- Dinamização do setor de informações e divulgações do Governo

Municipal.

- Ações visando o incentivo á instalação de indústrias no território municipal, obedecida a legislação do meio ambiente, com o propósito de incentivar a exploração de atividades economicamente viáveis para o desenvolvimento do município.

- Fazer publicidade em torno das belezas naturais do município, a fim de incentivar o turismo interno e externo.

- Pagamento de precatórios judiciais.

- Implantação e/ou manutenção do cadastro técnico municipal- CTM.

- Implantação de programa de qualidade total.

- Implantação do sistema de demissão incentivada.

- Participação junto aos organismos responsáveis em seguranças pública, no sentido de aumentar o nível de segurança da população de Viana, com a cooperação nas questões e projetos de sua alçada.

- Viabilizar projetos pertinentes a esse setor, em benefícios das comunidades necessitantes.

- Criação e instalação da guarda municipal.

- Implantação e cooparticipação na manutenção da polícia interativa.

- Desapropriação da área para comércio e indústria

 

 

04 – AGRICULTURA

 

- Manutenção do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural.

- Ampliação do Programa -Fomento a Agricultura-.

- Aquisição de mais de um trator agrícola e novos implementes tais como: arado e grade, niveladora, plantadeira, batedeira de cereais, roçadeira e etc.

- Implantação de convênios, visando a ampliação da eletrificação e telefonia rural.

- Construção de um centro de vivência.

- Aquisição de uma retro-escavadeira, baseado na demanda para exploração da piscicultura, construção de pequenas barragens, limpeza de drenas, pequenos serviços de terraplanagem, etc.

- Fornecimento de sementes e mudas selecionadas através de programas que facilitem sua aquisição

- Fornecimento de calcário, mediante resultados de solo

- Conservação de estradas vicinais e também as internas nas propriedades rurais

- Criação da Escola Família Agrícola.

- Incrementar e definir novos rumos para o ·Viveiro Municipal- sua ampliação e delimitar a área do bananal da Prefeitura.

- Implantação de hortas e arborização nas escolas, e uma horta comunitária nas proximidades do Almoxarifado Central.

- Procurar formas a fim de propiciar a prática do lazer e apoio as questões sociais das comunidade.

- A execução dos programas de apoio a agricultura, devendo se dar através da participação efetiva das organizações hoje existentes, fortalecendo-as e incentivando o surgimento de novas organizações.

- Manutenção do convênio firmado entre Prefeitura Municipal e EMATER/ES, IDAF e ENCAPA, possibilitando a contabilidade da assistência técnica e expansão rural aos produtores rurais, bem como a administração e ou participação nos programas, como os serviços de retro-escavadeira e trator agrícola, viveiro municipal, hortas escolares, eletrificação rural, etc.

- Apoio da Prefeitura ao Programa Agroturismo.

- Conservação de estradas vicinais.

- Oferecer cursos da cozinha artesanal agrícola: conservas, doces caseiros, pães, bolos, tortas, picles e um local para a comercialização.

- Inclusão do Município no PRODESA Ações de apoio ao Desenvolvimento do Setor Agropecuário.

- Inclusão do Município no PRONAF - Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar.

 

 

05 – EDUCAÇÃO

 

- Manutenção de todas unidades.

- Capacitação e treinamento de recursos humanos.

- Aquisição de veículos.

- Aquisição e distribuição de merenda escolar.

- Manutenção e equipamento da rede de educação física.

- Programa de assistência ao educando.

- Manutenção e equipamento de bibliotecas e salas de leituras.

- Apoio e incentivo a alunos no ensino fundamental.

- Construção, reforma e conservação de jardins de infância.

- Construção, reforma e conservação de quadras poli-esportivas.

- Construção, reforma e ampliação de rede municipal de educação física.

- Manutenção e apoio dos serviços da pré-escola.

- Manutenção do vale transporte.

- Apoio ao órgão central com aquisição de materiais permanente e de consumo, inclusive para distribuição 'as unidades escolares.

- Apoio ao estudante carente.

- Distribuição de livros didáticos e material pedagógico.

- Incentivo à cultura do Município, através da criação, ampliação e reforma dos espaços culturais.

­- Expansão e melhoria do esporte amador estudantil.

- Distribuição de material didático pertinente.

- Realização de eventos culturais e esportivos.

- Manter, em convênio com instituição pública ou privada, a distribuição de alimentação escolar.

- Aparelhar ou reaparelhar as cantinas escolares, com vasilhame de cozinha.

- Reforma e ampliação de unidades escolares.

- Construção e reforma de prédios escolares.

- Integração das escolas em educação de flora e fauna e sua preservação natural.

- Expansão da oferta de serviços de educação priorizando atendimento à educação de base e educação para trabalho e a cidadania através de métodos alternativos que não requeiram necessariamente o crescimento da rede física.

- Valorização do magistério, com melhores salários.

- Transporte escolar para alunos da zona rural e urbana

- Promover a reciclagem de professores, diretores e pessoal de apoio e contratação de técnicos.

- Escolas de tempo integral

- Convênios que beneficiem a Educação com o MEC, FAE, SEDU, BANCO MUNDIAL, COMPANHIA VALE DO RIO DOCE E Saúde.

- Projeto: a escola comunidade, bloco único, hortas escolares, saúde escolar, evasão escolar.

- Implantação e funcionamento do Centro de atendimento Integral à Criança - CAIC.

- Informatização nas escolas, visando o aprendizado do aluno,

- Programa de valorização profissional.

- Criação professor comunitário para redução do analfabetismo

- Implantação do programa Alfalit e Todos podem Ler.

- Implantação e educação escolar no trânsito.

- Intercâmbio escolar.

- Reforço da língua estrangeira.

 

 

06 – MEIO AMBIENTE

 

- Criação setor fiscalização de ações corretivas e preventivas ao controle da poluição, através da execução das legislações ambientais vigentes.

- Criação setor educação ambiental.

- Criação setor de licenciamento para executar atividades relacionadas a análise técnica das atividades potencialidade poluidoras e as degradadoras, como também o cadastramento e licenciamento dessas atividades.

- Viabilização convênios com entidades públicas ou privadas para preservação de recursos naturais.

- Proteção, conservação, recuperação e melhoria meio ambiente.

- Proporcionar opções lazer para população

- Promover programas de educação ambiental, em convênios com empresas públicas ou privadas.

- Implantação e manutenção do horto florestal.

- Participação consórcio recuperação ambiental das bacias hidrográficas.

- Fiscalização e controle da poluição.

- Destino final e tratamento de lixo doméstico.

- Jardinagem e urbanização.

- Construção tanques para criação peixes em convenio com instituições públicas ou privadas, visando atendimento creches, hospitais e famílias carentes.

- Reflorestamento.

- Criação brigada ecológica

- Proteção técnico paisagístico.

- Veículo

- Micro computador, com monitor de vídeo e impressora.

 

 

07 – OBRAS

 

- Construção de galerias (canalização de córregos).

- Desobstrução e conservação de redes de manilhas e limpeza de fossas sépticas em prédios públicos.

- Desapropriação de imóveis.

- Construção de redes de esgoto, estações elevatórias, estações de tratamento e saneamento em geral.

­- Melhoramento da rede de abastecimento de água, junto dos órgãos responsáveis.

­- Inclusão do Município no PRÓ-SANEAMENTO (Programa de Saneamento).

- Inclusão do Município no PASS - Programa de Ação Social em Saneamento.

- Inclusão do Município no Programa Habitar Brasil.

- Inclusão do Município no Programa PRÓ-INFRA - Programa de Infra-estrutura Urbana.

 

Obras-Habitação

- Desapropriação de imóveis.

- Construção de casas populares para atendimento à família carentes.

- Construção, reforma e manutenção de prédios públicos.

 

Obras – Urbanismo

- Drenagem pluvial, pavimentação e urbanização de todos os bairros do Município.

- Construção, reforma e conservação de muros, escadarias e calçadas.

- Abertura e terraplenagem de logradouros públicos

- Iluminação pública

- Manutenção permanente de logradouros públicos.

- Urbanização de lotes para atender a demanda de famílias carentes.

- Construção de pontes, pontilhões e bueiros em vários trechos.

- Apoio ao programa de eletrificação rural, com participação do governo Estadual.

- Ações melhoria e expansão da rede telefônica.

- Capeamento asfaltico em diversos logradouros públicos.

 

Obras - Estrutura da Secretaria

- Manutenção de todas as unidades

- Equipamentos e materiais permanentes

- Aquisição de máquinas, equipamentos e veículos.

- Reciclagem de funcionários e contratação de técnicos.

- Ampliar o quadro de agentes fiscais, visando a fiscalização rígida de construções, detectação de loteamentos irregulares e ocupações clandestinas.

- Informatização da secretaria.

- Levantamento aero-fotográfico do Município

- Elaboração e contratação de projetas.

- Elaboração de cadastro físico - mapeamento de serviços prestados pelo

- Município, tais como: pavimentação, drenagem, iluminação, esgoto, etc.

- Criação do "Projeto Piloto", para implantação da primeira administração regional no bairro Marcílio de Noronha.

- Elaboração "Projeto Piloto", para a implantação do programa de

- Engenharia e Arquitetura Pública.

- Elaboração do Plano Diretor Urbano.

 

 

08 – TURISMO, CULTURA, ESPORTE E LAZER

 

- Viabilização de convênios com entidades públicas ou privadas para preservação de recursos naturais;

- Recuperação de monumentos históricos.

- Criação da feira agropecuária.

- Construção, locação, reforma e manutenção de bens para o turismo.

- Projeto do agroturismo.

- Projeto à escola vai aos monumentos

- Eventos turísticos.

- Projeto etnográfico

- Promoção Municipal através de vídeo escola

- Confecção material promocional.

- Confecção de cartilha turística

- Confecção guia turístico municipal

- Projeto de construção de um posto de informações turísticas

- Projeto de recuperação da fonte de água, situada nos limites d Domingos Martins

- Participação em feiras

- Festa emancipação política do Município.

- Incentivo a música, teatro, biblioteca, danças e bandas marciais.

- Projeto recuperação ao anfiteatro municipal.

- Apoio a festivais de música popular.

- Construção e manutenção da casa do artesanato.

- Criação da feira do artesão.

- Construção, locação, reforma e manutenção de bens móveis para a cultura.

- Apoio grupos Congo do Município.

- Inventário bens interesse cultural.

- Construção e manutenção casa da cultura.

- Implantação Conselho Municipal de Cultura.

- Participação em feiras, seminários e congressos.

- Revitalização da Praça Jerônimo Leite.

- Viabilização convênios com entidades públicas e privadas para preservação do patrimônio histórico.

- Eventos culturais (carnaval, semana arte, semana cultural)

- Construção espaço cultural, para abrigar exposições artistas locais.

 

09 - SECRETARIA MUNICIPAL DE AÇÃO SOCIAL

 

- Manutenção e coordenação da Secretaria Municipal de Ação Social.

- Aquisição de equipamentos e materiais permanente.

- Manutenção de todas as unidades vinculadas à Secretaria Municipal de Ação Social.

- Manutenção do conselho Municipal dos direitos da Criança e do adolescente.

- Manutenção do Fundo Municipal da Infância e Adolescência.

- Manutenção do conselho Municipal de Assistência Social (LOAS).

- Manutenção do Fundo Municipal de Ação Social.

- Aquisição de veículos.

- Implantação dos serviços de Assistência Social no Município.

- Assistência médica hospitalar (Medicamento de alto custo exames mais complexos não autorizados pelo sus; Fornecimento de alimentos para dietas especiais, orteses e próteses).

- Garantia de benefícios previdenciários e da seguridade social, definidos pela Constituição Federal, LOAS - Auxilio Natalidade e Funeral.

- Criação e manutenção de cursos profissionalizantes.

- Implantação do centro de formação do trabalhador.

- Acompanhamento e fortalecimento das ações, visando a expansão e aperfeiçoamento dos movimentos comunitários.

- Assentamento na medida das possibilidades, de famílias carentes.

- Ampliação do contingente da guarda-mirim.

- Assistência geral às pessoa carentes.

- Construção de creches.

- Apoio ao menor abandonado em acordo com as comunidades e órgãos oficiais, assim como assistência integral à criança e ao adolescente.

- Planejamento e investimento no Equacionamento das grandes questões urbanas, priorizando sobre o enfoque da região Metropolitana, o saneamento básico, a habitação popular, a proteção à criança e ao adolescente, o uso do solo.

- Manutenção do SINE.

- Construção e manutenção da casa da terceira Idade.

- Programa de alimentação as pessoas carentes.

- Assistências ao programa do idoso do município.

- Assistência aos portadores de deficiência.

- Manutenção do conselho tutelar.

- Criação do conselho Municipal do idoso.

- Criação do conselho Municipal dos portadores de deficiência.

- Programa de geração de emprego e renda.

- Manutenção e ampliação do programa Aprender com o verde (Viveiro Municipal).

- Programas de benefícios de prestação continua (LOAS).

- Manutenção do programa Brasil Criança Cidadã.

- Apoio ao projeto AMPE - Aprendizagem metódica no próprio emprego.

- Criação do programa Família Solitária.

- Construção de centro de convivência para o idoso.

- Implantação do Programa Comunidade Solidária.

 

10 – SAÚDE

 

- Manutenção de todas as Unidades Sanitárias e do Hospital e Maternidade Mãe Casemira.

- Aquisição medicamentos para farmácia básica

- Aquisição material limpeza

- Aquisição gêneros alimentícios

- Aquisição material laboratório

- Aquisição material RX

- Aquisição material escritório

- Confecção material burocrático

- Contratação profissional para manutenção de todos os equipamentos da Secretaria

- Aquisição de quatro ambulâncias para o HMMC e US

- Contratação de pessoal para treinar funcionários para os programas que serão implantados na Secretaria de Saúde

- Aquisição de dois aparelhos de ar condicionado

- Aquisição de mesas, cadeiras, armários de aço

- Aquisição dois ventiladores

 

Fundo Municipal de Saúde

 

- Construção Hospital Geral (recurso PMV/Ministério saúde)

- Aquisição equipamentos para estruturar o Hospital geral

- Aquisição material limpeza

- Aquisição material RX

- Aquisição material odontológico

- Aquisição medicamentos

 

U.S de ARAÇATIBA

- Aquisição de uma geladeira.

- Aquisição de um ventilador.

- Aquisição de um compressor a seco com acessórios para nebulização.

- Aquisição de um fogão com botija.

- Aquisição de uma estante de aço.

- Aquisição de dois ventiladores.

- Aquisição de uma estufa.

 

U.S de Biriricas

 

- Reforma e Manutenção de toda a U.S.

 

U.S de Canaã

 

- Aquisição de uma estufa grande.

- Aquisição de duas estantes de aço.

- Aquisição de dois ventiladores.

- Aquisição de um compressor a óleo e 01 compressor a seco.

- Aquisição de um fogão com botija

 

U.S. de Industrial

 

- Aquisição de duas estantes de aço

- Aquisição dois ventiladores

- Aquisição de uma estufa

- Aquisição de um compressor a óleo para odontologia

 

U.S. de Jucu

 

- Aquisição de dois ventiladores

- Aquisição de um fogão com botija

- Aquisição de duas estantes de aço

- Aquisição de uma estufa

 

US de Marcilio de Noronha

 

- Construção, ampliação e reformas na US

- Aquisição de três ventiladores

- Aquisição de uma estufa

- Aquisição de um fogão com botija

- Aquisição de duas estantes de aço

 

US de Morada Bethânia

 

- Aquisição de uma estante de aço

- Aquisição de dois ventiladores

- Aquisição de uma estufa

- Aquisição de um fogão com botija

- Reforma e manutenção do telhado da US

 

US de Nova Bethânia

 

- Aquisição de dois ventiladores

- Aquisição de uma estante de aço

- Aquisição de um fogão com botija

- Aquisição de uma estufa

- Construção de uma sala para atendimento odontológico

- Aquisição de um consultório odontológico completo

 

US de Primavera

- reforma e manutenção da US

- Aquisição de dois ventiladores

- Aquisição de um fogão com botija

- Aquisição de uma estante de aço

 

US de Universal

- Aquisição de duas estufas

- Aquisição de uma maca ginecológica

- Aquisição de um armário de aço

- Aquisição de uma estante aço

 

US de Vila Bethânia

- Aquisição de um fogão com botija

- Aquisição de três ventiladores

 

US Sede

- reforma e manutenção de toda unidade

- Aquisição de um aparelho de ar condicionado

- Aquisição de equipamentos para sala parto

- Aquisição de uma estufa

 

11 - FINANÇAS

 

- Informatização Setores Receita, Fiscalização, Tesouraria e Contabilidade.

- Inclusão do Município no PNAFM - Programa Nacional de Apoio à Administração Fiscal para os Municípios Brasileiros, através da CEF.

- Inclusão do Município no Programa CAPCAIXA, que auxilia no gerenciamento da arrecadação e permite a impressão de documentos com código de barras padrão.

- Inclusão do Município na Alienação de Bens Imóveis, serviço prestado pela Caixa Econômica federal, para execução de ações necessárias à alienação de bens imóveis, dentro do esforço da administração Municipal de promoção de ajuste fiscal, abrangendo a avaliação dos imóveis, a a elaboração e o acompanhamento do edital de licitação, além da venda e administração da carteira imobiliária, que busca desonerar a administração pública de bens que não se prestam ao uso, reduzindo despesas com manutenção, além da criação de mecanismos institucionais Que propiciem a capitalização dos sistemas de previdência, desonerando os recursos fiscais do Município, permitindo o cumprimento dos objetivos precípuos da administração pública.

 

12 - PROCURADORIA GERAL

 

- Aquisição de mais um computador

- Aquisição um aparelho ar condicionado

- Aquisição de mesas e cadeiras

- Aquisição de um aparelho telefônico

- Aquisição estantes aço para arquivo

- Aquisição legislação

- Curso de capacitação e reciclagem, para servidores

 

Prefeitura Municipal de Viana-ES, 14 de julho de 1999.

 

JOÃO BATISTA NOVAES

PREFEITO MUNICIPAL DE VIANA

 

Este texto não substitui o original publicado e arquivado na Prefeitura Municipal de Viana.